Por favor, rode o dispositivo para o modo retrato

Museu Militar dos Açores

Azores Military Museum

O Museu

O Museu

O Museu Militar dos Açores foi formalmente criado em 1993. Em 1999 é nomeado o seu primeiro diretor e, após a realização de obras de restauro e reabilitação das suas instalações, abre definitivamente ao público a partir de 2005.

Está instalado no Forte de São Brás, em Ponta Delgada, uma construção do século XVI de tipologia abaluartada regular, de matriz italiana renascentista, classificada desde 1953 como imóvel de interesse público.

Na dependência hierárquica do Comando da Zona Militar dos Açores e na dependência técnica e funcional da Direção de História e Cultura Militar, o Museu Militar dos Açores tem como vocação a recolha, investigação, conservação, divulgação e valorização dos testemunhos histórico-militares numa perspetiva e relação regional, com o objetivo de reforçar a memória e identidade coletiva e contribuir para o desenvolvimento dos valores da cidadania nacional.

Coleções

O Museu Militar dos Açores possui um acervo muito variado, composto por mais de 1000 peças organizadas em diversas coleções que cobrem diferentes períodos da história militar dos Açores e do Exército Português.

Dentro destas, relevamos as coleções de armamento ligeiro e pesado de infantaria, artilharia de campanha, artilharia antiaérea e artilharia de costa, e as coleções de engenharia, intendência, medicina militar, fardamento, música e transmissões.
 

Temáticas

As temáticas do Museu Militar dos Açores foram definidas pelo Despacho n.º 60 de maio de 2013 de S. Ex.ª o General Chefe do Estado-Maior do Exército e incindem sobre os seguintes conteúdos:

  • Os Açores no contexto da expansão Portuguesa;
  • História militar dos Açores;
  • Fortificações e infraestruturas militares nos Açores.
     

Exposições

As coleções do Museu Militar dos Açores encontram-se distribuídas por 12 espaços expositivos.

Na sala de exposições temporárias, procura-se dar a conhecer aspetos particulares da história militar dos Açores e despertar a curiosidade para as fortificações e infraestruturas militares na Região.

O Museu dispõe ainda de três salas temáticas dedicadas à I Guerra Mundial, II Guerra Mundial, e Guerra do Ultramar, onde, recorrendo a dados iconográficos e informativos apresentados em painéis e em mostras de armamento e equipamento, o visitante poderá aprofundar o seu conhecimento sobre estes acontecimentos e sobre o seu impacto no arquipélago.

Nas restantes salas de exposições permanentes são apresentadas mostras de diversas coleções, das quais se destacam a exibição de armas brancas; a evolução histórica dos mecanismos das armas de fogo e uma mostra de fardamento do Exército Português.
 

Something went wrong

An unexpected error occurred. Please try again.